16 de dez. de 2006

Como se escreve uma derrota

Até imagino a cena: reunidos os três, o prefeito abúlico, o homem do nome plural (de que mesmo?) e o cunhado boca mole, até então presidente do DAE; este último chama o jogo para si, "- Deixa comigo, resolvo a parada.". E lá vão eles correndo atrás de publicar no diário oficial a primeira medida necessária, a demissão do dito cujo para poder retornar à câmara.

E, no dia seguinte, lá foi ele, bem cedinho, para começar "a articular". Gozada essa forma que os políticos inventaram de expressar esse tipo de ação: articular.

Articula daqui, articula dali, o cunhado parecia que era até do ramo, causou espécie, a imprensa ficou impressionada, alguns correram mudar suas apostas, a oposição parecia derrotada.


O cunhado, soberbo, contava vitória, parecia até que poderia, se quisesse, mudar o quadro todo e ser ele mesmo o presidente da câmara. Seus parceiros, o prefeito abúlico e o homem de nome plural, comemoravam e riam de alegria e júbilo. "- Ganhamos essa.", diziam a quem quisesse ouvir.

Só não contavam com uma coisa: a oposição sabe articular também. Quietinha, calmamente, foi se reorganizando e preparando o bote. Soube perceber que o adversário era forte, poderoso, estava bem armado, cheio de presentes e amor para dar.

A oposição soube reconhecer a força do adversário, e esse foi o primeiro diferencial, pois o cunhado prepotente fez o oposto: não reconheceu a força da oposição, tentou humilhar pessoas que têm mais experiência, mais amor por uma causa e até mais votos que ele.

Além do poder e do dinheiro, o cunhado tinha outras coisas: prepotência, arrogância, petulância, características que não se disfarça em tão pouco tempo que restava para a batalha final. Bem que o cunhado perna bamba se fez de bonzinho, prometeu mundos e fundos, jurou lealdade e fidelidade, pediu desculpas, e houve mesmo quem acreditasse nele.

Mas a oposição soube desmascará-lo, bem como ao prefeito abúlico e ao outro do trio, nesses dias o verdadeiro trio ternura. Não foi difícil demonstrar que os apelos e as promessas eram, além de tardias, falsas como uma nota de 3 reais.

O cunhado não poderia ter mudado assim, da água para o vinho, em tão pouco tempo. Seus principais traços não poderiam ter sido apagados tão rapidamente. Foi fácil fazer perceber isso.


Ao mesmo tempo que sua máscara foi sendo desconstruída, ele mesmo facilitou o serviço da oposição e, como não poderia deixar de ser, ficou balangando o beiço e o cigarro caiu. Mais tarde cairia até o queixo, como pudemos ver na hora da derrota.

Conversei com alguns políticos experientes que me disseram que o erro foi ter feito essa jogada, esse roque fora de hora. Se o prefeito mesmo tivesse conduzido pessoalmente as negociações, haveria um acordo de composição da mesa. Alguns acham que nem a presidência estaria fora de cogitação, se assim tivesse o prefeito agido.

Mas não, eles queriam abocanhar tudo, queriam submeter a câmara ao executivo e a oposição a um vexame.

Deu tudo errado para eles, e para nós deu tudo certo.

Sabem por que digo nós? Nunca vi ou soube de uma eleição de mesa da câmara tão comemorada. Na noite pensei em ir ao Bar do Português, acabei indo a outro bar mais perto de casa, o comentário era geral. Tive até que suportar algumas gozações por ter feito campanha para o prefeito abúlico. Eu mereço.

Mas bebi a derrota da arrogância.

A esperança venceu o medo. A seriedade, a humildade e a honradez venceram a petulância, a arrogância e a prepotência.

Material de consumo

O DAE abriu licitação para aquisição de material de consumo para o gabinete da presidência, entre os ítens destacam-se três grosas de rolos de papel higiênico GG especialmente encomendados para uso do (ex?) presidente, o cunhado boca mole.

Reforma

A sala da presidência do DAE foi reformada para se adequar
às necessidades do (ex?) presidente, o cunhado perna bamba.

Viatura nova


O DAE adquiriu uma viatura própria para ser usada pelo (ex?) presidente boca mole.

Lente da verdade

Foi confirmado o convite para a posse, feito pelo nobre deputado Clô, para os íntimos. Entre eles se destaca o bauruense secretário esquisito, que deve ficar hospedado na residência oficial.

Coluna do meio

Bem feito!

O prefeito abúlico e o núcleo flácido e enrugado do poder receberam aquilo que merecem: uma derrota acachapante.

Lutaram covardemente, usaram de todas as armas desiguais que puderam, prometeram e distribuíram mundos e fundos, fundos alheios, claro. Pediram, imploraram, mandaram e ameaçaram. Fingiram que tudo ia mudar, juraram que tudo ia voltar a ser como antes.

Tentaram e fizeram manobras que supunham inteligentes, como supõem que são mais inteligentes que os demais. Usaram e abusaram da arrogância, da petulância e da prepotência. Deixaram transparecer que se acham maiores e melhores que os demais mortais.

Fizeram reuniões que invadiram a madrugada, seguraram o diário oficial na gráfica, fingiram que esqueceram de ligar para um (ex) companheiro político. Repatriaram (como li num jornal de hoje) um de seus mais importantes homens, o cunhado boca mole, para a câmara. Deram ordens de serviço para obras que eram necessárias há muito tempo. Ofereceram cargos. Deram cargos.

Enfim, como dizia certa personagem de antiga novela, "fizeram de um tudo". Até beijaram na boca.

Pensaram que seria assim: o boca mole voltaria para a câmara e, usando de sua habilidade e experiência, resolveria a parada. Ou seria presidente, à custa de muitas ofertas que seriam custeadas por seus amigos, os mesmo que bancam suas peripécias, ou, na pior das hipóteses, inverteria o resultado, garantiria a vitória dos que acham que a câmara é somente um braço do executivo, e voltaria para o DAE, onde continuaria a enfernizar nossas vidas e a mandar fazer reportagens sobre sua "capacidade administrativa".

Deu tudo errado. Posso usar uma expressão meio feiosa? Lá vai: se cagaram inteiros.

Nada do que planejaram deu certo. Nem as mais caras manobras, custeadas com dinheiro público, nem as "jogadas de mestre" como a ida do prefeito abúlico ao gabinete do presidente da câmara, nem a volta do boca mole, nem as obras de última hora, nem o choro e nem as velas deram conta de fazer com que alcançassem seu intento de calar o legislativo.

A cada coisa se presta um homem! Reparem bem: o cunhado boca mole, que é vereador, se prestou a voltar para a câmara, sem sequer avisar o suplente de seu partido que exercia o mandato, para, supostamente, articular a derrota dos seus pares que lutam pela independência dos poderes. Isso é coisa de pessoas que são chamadas de traíras, de quintas colunas; isso não é coisa de gente de bem.

Mas tem mais: o perna bamba, o desajeitado, volta para câmara fazendo ofertas e ameaças. Numa mão um pacote de presentes, na outra uma clava. Esse é o homem que tem a confiança do prefeito abúlico. Dá para confiar num prefeito desse?

O cunhado boca mole vem com pose de general, assume o comando das manobras todas, tem caixa, tem ofertas a fazer em nome do chefe do executivo, humilha os adversários, dá pernada, chuta na canela e perde o jogo. Eu é que não queria um perna bamba desse do meu lado.

O que me deixa preocupado é que o derrotado pode voltar para o DAE. O perigo agora é ele cagar na caixa d'água.

Pisada no tomate

Para mim o Rodrigo Agostinho foi a grande decepção. O Futaro Sato pisou no tomate, o Rodrigo no tomateiro todo. Do resto eu não aceitaria os votos mesmo.

15 de dez. de 2006

Que felicidade!

É a volta do cipó de arueira

Hoje as cervejas vão descer mais redondas que nunca! A turma do governo pífio apanhou como cabrito na horta na eleição da mesa diretora da câmara de vereadores. Não adiantaram de nada a visita que o prefeito abúlico e anestesiado fez à casa, para tentar influenciar o resultado, nem a ida do cunhado boca mole para "reforçar" o time dos que dizem amém ao executivo.

Parabéns à oposição que deu aula de política aos aprendizes de feiticeiros, aos alpinistas políticos que cercam o prefeito abúlico, foi uma demonstração de competência e habilidade, coisa que faz falta à equipe do núcleo do executiivo. E parabéns ao jornal Bauruzão, que foi o primeiro a dar a boa notícia.


Foi muito bom! Vou passar no Bar do Português e tomar umas para comemorar, vou aproveitar para tirar a limpo essa história da "dança das cadeiras". Eu é que não vou pagar impostos para a turminha do prefeito ficar levando cadeiras para passear de bar em bar.

As cadeiras e mesas do Bar do Português foram dar uma voltinha no Los Compadres onde participaram de uma festinha de amigo secreto da família do secretário esquisito e de sua equipe de seguidores; a festinha foi organizada pela primeira dama da cultura e dizem que varou a madrugada, enquanto aviões de carreira pousavam de meia em meia hora.

Ainda bem que comemoraram ontem, pois hoje o clima é de velório. Dizem que o prefeito vai tirar alguns dias para se recuperar da derrota, coisa pouca, uns seis meses. Quando voltar vai estar cheio de ânimo e deverá impor outro ritmo ao governo: ritmo de fuga.

O cunhado que balanga o beiço deve viajar também, sob o patrocínio dos mesmos amigos que pagam suas matérias no jornal. Esses seus tão desinteressados amigos estão com muita pena do que ocorreu com ele nesses seus dias de inferno astral, desde que a fita chegou à câmara. Eles temem que o coitado tenha uma crise depressiva e abandone a carreira política. Será que Deus nos daria essa alegria?

Enquanto o cunhado viaja, o DAE fica na expectativa de saber se ele volta ou não para as funções de dirigir o órgão. Não me digam que esse governo não é cheio de surpresas; é como fralda de bebê: ninguém sabe o que tem dentro, mas que fede, fede!

Vamos tomar umas bem geladas, botar a prosa em dia, comentar o blog do Chinelo e rir às escancaras. Talvez até organizemos uma serenata para o querido secretário esquisito, aquele que reside nas imediações do nosso famoso e querido Bar do Português.


Só para anotar:

Nunca vi tamanha falta de respeito como a que fizeram, o prefeito abúlico e seu assecla boca mole, com o suplente que exercia o mandato pelo PDT, partido pelo qual se elegeram todos. O argumento que usam, de que a decisão foi tomada muito tarde é um tiro no pé: como é que já estava no Diário Oficial? Será que usaram a "técnica" de segurar a edição na gráfica? Isso não é ilegal? Outra coisa: se o problema era o voto, por que é que não chamaram o vereador-suplente para a reunião? Desse jeito nunca vão ter o voto dele mesmo. Mas, como dizia meu pai, passarinho que come pedra...

O núcleo duro do poder é flácido!

Agora dá para afirmar com todas as letras: esse governo pífio, encabeçado por um prefeito abúlico e por asseclas bajuladores e aduladores, tem os adjetivos que merece:
petulante, prepotente, arrogante, deselegante e despreparado. Nunca me arrependi tanto de um voto que dei.

Bomba!


Vou divulgar a gravação que me foi enviada por fonte altamente confiável, mas cujo nome não vou divulgar, chame-mo-lo de "Deep Troath sem limites" ou "Deep Troath caboclo". Esse nosso herói anônimo providenciou toda a forma de conseguir fazer vir a público essa gravação que mudará os destinos de Bauru.

Clique aqui e ouça! Não divulgue, pois o conteúdo é proibido para menores!

Aproveito para avisar que já temos laudo pericial da Unicamp, assinado pelo Doutor Molina. Ele afirma que o gravação é autêntica, foi feita numa quinta feira, não há sinais de montagem, as pessoas estavam ligeiramente estressadas, dado que já era quase quatro horas da tarde, horário de verão. Afirma ainda que dá para perceber ao fundo o barulho de um avião pousando no local, ainda não sabe se era de carreira.

O que é o poder!

Manda quem pode, obedece que tem juízo.
Quem pode pode, quem não pode se sacode.

Devem ser esses os lemas desse nosso governo sem limites. Parece que não conhecem mesmo o limite entre o público e o privado, tanto é que tem secretário pagando coisas para o município do próprio bolso, outro, o cunhado do DAE, manda fazer propaganda pessoal e amigos seus pagam a edição do jornal. Temos que ficar atentos, pois pode acontecer de alguém, inadvertidamente, acabar por se confundir e meter a mão no dinheiro público.

Mas não era disso que queria falar, pois para fiscalizar o executivo temos o legislativo, vamos torcer para que faça isso com rigor e imparcialidade. Se tiver que ser parcial, que não fique parcial pró prefeito, isso é feio demais!

O assunto em pauta é o desmando, é o uso do poder em benefício próprio, como está sendo o caso do Bar do Português. Por ser vizinho de detentor de cargo de alto escalão do poder municipal, o dono do Bar do Português conseguiu que um caminhão da prefeitura fosse até seu estabelecimento comercial e levasse mesas e cadeiras para passear, tudo isso por conta do erário, não pagou nem o combustível. E com escolta policial ainda, como se nossos amigos não tivessem mais o que fazer.

Parece que as cadeiras e mesas foram levadas ao bar Los Compadres, onde havia uma recepção organizada pela primeira dama da cultura, tudo devidamente patrocinada pela lei Rouanet.

Nessa foto podemos ver que, além de levar as cadeiras
e mesas para passear, o caminhão da prefeitura ficou
atrapalhando o trânsito, enquanto diversos servidores
recebiam horas extras para fazer mais esse servicinho
no começo da noite.


Isso que a câmara deveria investigar também! Eu tenho em casa um punhado de mesas e cadeiras, algumas precisando de reforma, será que, se continuasse amigo do poderoso de plantão, conseguiria levá-las a dar voltinhas por aí, no caminhão da prefeitura?

Nessa foto podemos ver que vários policiais vieram
para fazer escolta das cadeiras que foram passear.
Ao fundo pode-se observar a casa do poderoso
amigo do dono do Bar do Português, o que organizou
mais essa mamata, entre outras tantas que esse
governinho abúlico patrocina.


Tenho outras fotos ainda, mas nelas aparecem vizinho que patrocinou esse passeio, o pagador de promessas, e outros bambis e não quero ainda partir para a denúncia pessoal. Vou dar um tempo para eles legalizarem tudo e recolherem as taxas do aluguel do caminhão e o valor do combustível gasto.

Urgente!


Nessa guerra imunda que se transformou a política sem limites acabou por acontecer o inevitável: eu também tenho em mãos uma gravação que pode mudar os rumos de nossa história. Recebi de um leitor colaborador, cujo nome faço questão de omitir para preservar a fonte.

A gravação é quente e nela são citados alguns nomes de pessoas que circulam pelo meio político e há várias vozes perfeitamente identificáveis, trabalho fácil para o Molina da Unicamp. Aparentemente as pessoas não sabem que estão sendo gravadas, o que , no meu entender, faz com que falem abertamente, sem censuras, citando casos, nomes e locais, com a maior naturalidade. É nitroglicerina pura!

Só que não sei como colocar aqui para que todos conheçam como são as coisas nos bastidores do poder. Se alguém souber e puder me orientar, que faça o favor!

Errata

Errei feio ao afirmar que o ex prefeito presidiário Izzo Fillho não tinha ainda passagem pelo partido tucano. Izzo tem passagem por tudo, inclusive pela polícia! Claro que teria que ter lembrado que àquela época andavam todos juntos, falando alto e contando vantagens pelos bares da cidade. Não podia ter esquecido também que, ainda recentemente, parte do tucanato andava levando pizzas e guaraná para Izzo Fillho na cadeia.

Foi distração e esquecimento, mas um leitor atento me fez lembrar através de comentário. Leia.

Errei também ao afirmar que os tucanos não haviam ganhado eleição em Bauru. Mas permanece meu agradecimento a Deus, que embora tenha permitido que os tucanos tenham governado Bauru, deu um jeito fazer com que esquecêssemos dessa desgraça.

Por outro lado não sei se Deus não terá esquecido de zelar por nossa Cidade sem Limites, pois depois que Izzo foi eleito pela primeira vez, parece que não tivemos sorte com nossas escolhas, tem sido, como dizia minha avó, de mau a pior.

Outro engano meu, esse não por esquecimento, foi não saber que o cunhado, o boca mole, o balanga beiço, hoje afastado do DAE para manobras na câmara, já tinha sido candidato a vereador na chapa tucana que elegeu o Izzo em 1988. Isso confirma minha afirmação de que égua arisca anda com égua arisca.

Tá certo que era desgraça demais para lembrar, mas como me meti a escrever teria que ser mais rigoroso com as informações.

Os erros que cometi me obrigam a alterar a frase que fechava o texto. Fica assim agora: já foi quando moleque e pode voltar quando velho.

14 de dez. de 2006

Manobrinha

Talvez nem merecesse comentários essa manobrinha que o cunhado e o prefeito abúlico estão fazendo para interferir na eleição da mesa da câmara de vereadores. O prefeito que acha que deve manter o homem cujo nome é plural (de que mesmo?) por ser de sua exclusiva competência a nomeação, no que está certo, dá-se ao desplante de fazer manobras para tentar escolher um presidente da câmara que lhe seja submisso. É isso que ele deve considerar democrático.

Mas o que quero comentar é que acho que há mais coisa por trás dessa repentina volta do cunhado à câmara. Há outra manobra, mas não vão me enganar: eles querem que eu pense que a saída do cunhado é definitiva e pague a conta de água. Não vou pagar enquanto não for nomeado um presidente efetivo para o DAE e que tenha a minha confiança e o meu respeito. E acho que isso não vai ocorrer nesse governo, é quase certeza, égua arisca só anda com égua arisca.

La na América do Norte

Os veados estão em polvorosa.

Um sujeito atropelou e matou um veado hermafodita que tinha 7 pernas. Leia.


Veja mais fotos


Outro sujeito foi pego mantendo relações sexuais com a carcaça de um veado. O advogado que o defende da acusação de bestialismo alega que uma carcaça já não é mais um animal, portanto não haveria crime nenhum naquilo que seu cliente fez. Leia.



Enquanto isso...

Na Cidade sem Limites, lá pelas bandas da Nações, a bambaiada dá carta e joga de mão. E ainda pede notas para as despesas miúdas. E nada acontece, ninguém toma providência nenhuma. Do prefeito não se espere atitude nenhuma, parece que está abúlico. Mas da câmara se esperava ao menos um pedido de explicações sobre a apresentação que o secretário esquisito diz que vai pagar do próprio bolso.

Cultura mais inútil ainda


Tucanos de Bauru (fonte Cultura Popular)

Os tucanos de Bauru têm várias características muito específicas, uma delas é a de não terem conseguido ganhar uma eleição sequer (Graças a Deus!).

O hoje tucano mór de Bauru, nosso deputado regiamente votado, que já foi, em outras eras, o mais raivoso anti tucano, hoje é tucano de alto escalão.

São ou foram, ou serão, tucanos todos os políticos de mão dupla e de duas caras.

No caso de nossa terra sem limites, só não passou pelo tucanato, ainda, o ex prefeito presidiário Izzo Filho; o resto ou já passou ou já namorou algum ramphastidae.

Anotem o que vou escrever agora, pois não terei tempo para repetir depois que for para Arealva: nosso prefeito, egresso do ninho tucano, pode acabar voltando para lá e apoiando um desses passaralhos na próxima eleição. E outra, se ele mesmo não for, mandará para o "sacrifício" o tal do político sem passado, o cunhado que hoje preside o DAE. Será mais um caso de tucano saltitante.

Vou contar mais uma vez, só para quem não sabe: o político sem passado, o cunhado que hoje preside o DAE, já andou de namorico com os tucanos, como já andou de namorico com todo tipo de gente, homem sem preconceito, um verdadeiro "maria vassourinha" que é.

Pois ele, quando andava "arrastando a asa" para o ex prefeito Nilson Costa, já estava de namoro engatilhado com a turma dos tucanos da época. Os tucanos de então já não tinham o atual prefeito no ninho e nem tinham ainda recebido o nosso deputado, nosso querido jóquei de camelo.

Mas dizer que o cunhado andou de namorico com todo mundo é o mesmo que chover no molhado, nosso homem da água e do esgoto, mais especializado no segundo, é muito namoradeiro. Ele é mesmo um rapagão bem apanhado, meio boca mole, balanga beiço, com cara de babaca (da gíria, não do tupi guarani), um jeitão esquisito de andar e de falar, mas tem seu lado sedutor, pois senão não nem cunhado seria.

Ser tucano em Bauru é igual a aquela antiga brincadeira: não foi quando moleque, vai ser quando velho. Sacou?

Cultura inútil

O que é um Tucano (fonte Wikipédia)

São designadas por tucano as aves da família Ramphastidae que vivem nas florestas da América Central e América do Sul.

Possuem um bico grande e oco. A parte superior é constituída por trabéculas de sustentação e a parte inferior é de natureza óssea. Não é um bico forte, já que é muito comprido e a alavanca (maxilar) não é suficiente para conferir tal qualidade. Seu sistema digestivo é extremamente curto, o que explica sua base alimentar, já que as frutas são facilmente digeridas e absorvidas pelo trato gastrointestinal. Além de serem frugívoros (comerem fruta), necessitam de um certo nível protéico na dieta, o qual alcançam caçando alguns insetos, pequenas presas (como largarto, perereca, etc) e mesmo ovos de outras aves. Possuem pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), típicos de animais que trepam em árvores.

São monogâmicos territorialistas (vivem e se reproduzem em casal isolado). Não há dimorfismo sexual e a sexagem é feita através de DNA. A fêmea e o macho trabalham no ninho, que é construído em ocos de árvores. A fêmea choca e o macho a alimenta. Fazem postura de 3 a 4 ovos, cujo período de incubação é de 18 dias.

O tucano ainda não é uma espécie ameaçada de extinção, entretanto tem sido capturado e traficado para outros países a fim de ser vendido em lojas de animais. Isto tem como conseqüência a diminuição de sua população nas florestas, pondo em risco a variabilidade genética, como também a morte de muitos animais durante o transporte.

Não são aves migratórias.

Essa é uma tucana típica,
o bico esconde o nariz avantajado

13 de dez. de 2006

Cheguei ao meu limite!

Votei num prefeito que não governa. Ele colocou em seu lugar o homem cujo nome é plural (de que mesmo?). O dito cujo, não o eleito, o de fato, juntou-se ao presidente do DAE, do qual vou falar adiante, e instalaram uma "burrocracia" em nossa cidades. Bauru é agora a Cidade com Limites.

Votei num candidato a vereador que não foi eleito e que hoje desmanda ali na Nações, o mais que fez foi dar uma grande votação a Clodovil na eleição para deputado federal, deveria ir para Brasília, decorar o gabinete de seu deputado.

O outro do qual disse que ia falar, o cunhado que foi eleito vereador, aquele que o prefeito, não sei qual, se o eleito ou o de fato, nos fez o favor de enfiar para presidir o DAE, esse não sei a que veio. Nesse nunca votei, nem vou votar jamais. Não sei nem como se elegeu. Se alguém souber de sua militância, de sua história política, poderá ficar rico vendendo o material como reportagem ao Atalho, amigos do cunhado pagarão a edição.

O prefeito, o eleito, o que não governa, cercou-se de alpinistas políticos. O "núcleo duro do poder" é flácido e enrugado. Os que tem projetos, os que tem preparo, os que se dedicam, são deixados de lado e supervisionados pelo homem de nome plural, todos sairão com seus currículos manchados por terem participado desse governo inerte e sem expressão, ou de expressão, no mínimo, duvidosa.

Tenho medo! Não sei o que essa turma está tramando. Fico preocupado com aqueles dedicados à causa pública que acreditaram nesse governo pífio e estão dando o sangue, a cara e a coragem, enquanto os alpinistas estão subindo. É hora de não assinar nada! Muito cuidado é pouco! A coisa está derivando, tange para desmandos maiores, se é que já não vêm sendo praticados.

A "burrocracia" empacou Bauru. Já perdi a esperança. Já cheguei a meu limite. Antes imaginava que o prefeito, o eleito, iria "dar a virada", que sabia o que fazia e acumulava forças para dar um arranque de desenvolvimento em nossa cidade, mas o prefeito de fato é quem dá as cartas, e ele instalou a petulância, a presunção, a servilidade e a arrogância como as marcas do governo de seu chefe.

Acreditei durante muito tempo que o prefeito, o eleito, tinha preocupações sociais, agora já estou achando que o que ele quer mesmo é sair na coluna social e na revista Caras junto com o cunhado do DAE e o homem do nome plural.

O nome do homem que tem o nome plural é o que se aplica à turma toda!

Bem que me alertaram! Não posso reclamar.

Mas nem todas as esperanças estão perdidas. Esse (des)governo acaba em dois anos. Serão os piores dois anos de Bauru, mas passarão. Nilson Costa deve estar morrendo de rir! E deve gargalhar quando comenta que na sua época deixou o cunhado do DAE de chapéu na mão, pois sabia o que vinha daquela tão propalada vontade de servir o próximo, de dedicar-se a trabalhar por Bauru.

Dois anos demoram a passar mas, depois que passarem, vamos esquecer rapidinho desse período triste. Há pessoas nobres, de espírito público, que crescerão nesse intervalo. Há a Majô, séria, competente, honesta, lutadora. Há a juventude do Rodrigo. Há a tradição e a herança política que carrega o Gasparini Júnior. Há esperança, mas só para daqui a dois anos.

Nem me falem em reeleição ou na candidatura desses outros, do cunhado, do plural e do "burrocrata" esquisito da Nações. Vou fazer campanha contra, desde já. E, também desde já, vou pedindo desculpas por ter pedido votos para o prefeito que não governa.

Santa Cover

O Santa Claus que veio para Bauru é cover!


Está provado que o Papai Noel que anda por Bauru é "fake", a foto acima, de agência ilibada, comprova. Foi tirada ontem, quando o bem velhinho começava sua viagem ao redor do mundo. Podemos notar que suas renas estão bem descansadas. Quando chegarem por aqui estarão um caco e serão substituídas pela equipe da Nações.

Apertem os cintos!

Outdoor


PSDB lança campanha para prefeitura de Bauru

Bem que meu pai disse!


Nunca confie num homem que "amunta" em camelo!

12 de dez. de 2006

Deu no Bom Dia Bauru

Para Câmara, gestão Tuga é marcada por paralisia

Vereadores criticam falta de iniciativa do Executivo nos últimos dois anos


Se havia alguma dúvida da insatisfação dos vereadores com o governo Tuga Angerami (sem partido), elas foram eliminadas ontem. E para não restar qualquer incerteza, os parlamentares referendaram as duras palavras da vereadora Majô Jandreice (PC do B), que em artigo publicado no BOM DIA na semana passada, entre outras coisas, classificou os dois anos da administração Tuga de “apática, inexpressiva, amarrada e sem entusiasmo entre secretarias e equipe”. Majô questionou também “onde estava e quem era o prefeito”.

“Todos esperávamos um governo realizador e o sentimento hoje é de frustração”, disse Benedito da Silva (PSDB). “Se a vereadora Majô, que apoiou o governo, pensa assim, imagine o que passa na cabeça da oposição”, concluiu.

José Carlos Batata (PT) também citou o artigo da vereadora para embasar suas críticas.

“A prefeitura, nesses dois anos, não se dispôs a ajudar a população e resolver os problemas básicos. Quase nada foi feito”, disse, citando como exemplos os buracos que tomaram conta das ruas da cidade. “Cada lugar que você vai encontra um buraco maior.”

Paulo Madureira (PP) questionou ainda o artigo de Tuga, publicado no domingo no BOM DIA, no qual ele elencou diversas realizações da sua administração

“Se aquilo que o prefeito escreveu foi realmente realizado, ainda assim foi feito muito pouco. É decepcionante e deixa entristecido a todos nós”, lamentou, na tribuna. “A marca desse governo é o marasmo. A situação atual é pior do que a encontrada há dois anos. Isso é ainda mais grave”, acusou.

Até o líder informal do prefeito, João Parreira (PSDB), não poupou o governo.

“Essa administração ainda está devendo muito para a cidade. É compreensível dizer que não há dinheiro para grandes obras, mas é possível fazer muito mais do que foi feito.”

Através da assessoria de imprensa, Tuga disse que não iria comentar as declarações dos vereadores.

Impressionante!


A coisa está mesmo assustadora, estarrecedora! Fui fazer uma busca no Google, para ver achava um político honesto e cliquei no botão "Estou com sorte". Quase caí do banquinho! Deu até vontade de chorar. Até ali a coisa já está disseminada. É ver para crer! Faça você também!

Siga os passos: digite politico honesto no campo de busca do Google e clique em "Estou com sorte".

Curto e grosso


O Angeli acertou na mosca, quantas vezes acabamos por votar assim?
A carapuça serviu para mim, vou ser muito mais cuidadoso de agora em diante.

Paitrocinadores

Só para fazer inveja para o Blog do Chinelo exibimos alguns de nossos "paitrocinadores". Nessa pequena mostra, além do Jornal da Cidade, destaca-se o famoso Bar do Português, que está cada vez mais frequentável, apesar de certa vizinhança que brevemente mudará para bem longe.

Para onde vai o cunhado?

Estamos torcendo, mas ainda não sabemos se vai mesmo. Porém, se ele fosse realmente o bom administrador que divulga ser, através do Atalho, já estaria lá há muito tempo. Se não for agora, quem sabe depois de 2008, quando estiver acabando a era da arrogância, da petulância e da presunção que hoje predominam nos meios políticos e limitam a "cidade sem limites".

Incor já

Será que depois dessa administração vamos ter que safenar Bauru?

Aeroporto da Nações

Papai Noel e suas renas são esperados com ansiedade e espírito natalino por seus alegres parceirinhos bauruensaes. Entre eles a intimidade é tanta que o bom velhinho é chamado de Papi por toda a turminha da algazarra.

Está comprovado que nesse aeroporto circulam muito mais coisas que simples aviões de carreira.

Homenagem

Ao Jornal da Cidade, o querido JC.
Há quarenta anos informando e formando cidadãos.
E há dois, "paitrocinando" nosso blog. (de mentirinha!)

E ao Bauru Pocket Map.

11 de dez. de 2006

Parabéns Chile!


Outro email que me emocionou foi esse que reproduzo a seguir:

Parabéns a você!!!

Os democratas de todo o mundo estão em festa com a morte do tirano ditador Augusto Pinochet. O homem que se orgulhava em dizer que no Chile nem as folhas das arvores se movimentavam sem o seu conhecimento. Aquele que transformou o Estádio Nacional de Santiago do Chile em um gigantesco “campo de concentração” para deter os apoiadores de Salvador Allende. Em vida, Pinochet se notabilizou como perverso e requintado torturador de prisioneiros políticos, tendo pedido e conseguido ajuda da ditadura brasileira que nos primórdios da ditadura chilena enviou policiais especializados em obter confissões de presos políticos para que fornecessem subsídios para os então “despreparados” agentes chilenos. Sergio Fleury e outros notáveis repressores brasileiros estiveram no Chile de Pinochet, treinando seus colegas e ensinando como transformar o corpo de opositores em objeto de “descarrego” de suas taras psicológicas. Acabou o Chile do “escreveu, não leu... Pinochet” e agora cabe as autoridades daquele país continuarem as investigações sobre as recentes denúncias de corrupção ocorridas em seu “governo”. Parabéns aos democratas de todo o mundo pela morte do tirano.

--------

Parabéns ao autor!

Resistência passiva já!

Recebi um email que me sinto na obrigação de reproduzir aqui por sua clareza e sinceridade do autor.

Nem tudo estará perdido enquanto tivermos pessoas com esse tipo de postura diante das questões que envolvem justiça social.

Muito obrigado.

Segue o email:

Resistência passiva já!

Caro Bruno.

O boicote a impostos é a única arma de que o povo pode lançar mão. Lembro que a independência americana foi motivada pelo abuso na cobrança de impostos. O mesmo motivo foi o combustível da Inconfidência mineira. No estado de direito o povo tem o dever de se levantar contra leis e procedimentos injustos de seus governantes. A resistência passiva é a grande arma moral do povo.

O estado lastimável a periferia de Bauru, com suas ruas esburacadas e sem pavimentação merece um levante geral da população. O povinho sofre com doenças alérgicas e infecciosas provocadas pela poeira [alguns até tem seu direito de ir e vir prejudicado pelo estado de suas ruas. - conheço gente que, quando chove, não pode chegar em casa de automóvel] enquanto certas ruas de bairros burgueses foram recapeadas duas vezes nos últimos quatro anos (!!). E Tuga, que em seu discurso de campanha (especialmente a de 2000, onde fui testemunha ocular) sempre fez apologia do asfalto como solução para grande parte dos problemas de saúde da população, parece que esqueceu seu discurso e seu passado. Espero que não seja sinais iniciais de um Alzheimer em progresso.

Abraço!

Ajude o Bru!


Ajude o Bru a ajudar você!

Vote nas pesquisas que estão em andamento, na barra lateral do blog. São coisas importantes como uma avaliação do governo municipal, uma avaliação de alguns membros do governo e uma avaliação da estrutura do blog. Não deixe de contribuir com sua opinião.

Opine também através de comentários ou sugestões de pauta.

Divulgue nosso blog entre seus amigos de Bauru.

Alerta


Fui avisado por um amigo, que lê nosso blog e é advogado, que ele foi consultado por pessoas próximas aos poderosos do DAE e da prefeitura se não havia algo na legislação que indicasse que eu não poderia fazer campanha para que as pessoas deixassem de pagar as contas de água e esgoto e de recolher os impostos municipais.

Gostaria de esclarecer que não fiz campanha nenhuma, embora devesse, pois o descaso, o desmando, o descompromisso e a petulância desse nosso governo só nos fazem desejar que ele termine o mais breve possível e sem poder causar mais estragos do que os que já vem causando.

O que fiz foi dizer como vou me portar, não convidei ninguém a fazer o mesmo. Não fiz campanha até por não ter dinheiro para pagar os órgãos de comunicação. Nem dinheiro meu, nem de amigos fornecedores e muito menos dinheiro público.

A situação de nossa cidade é grave, nosso orçamento precisaria ser 42% maior, ou seja, é 30% menor que o necessário. Os 700 e poucos reais per capita estão muito longe de permitir investimento e crescimento. A Cidade sem Limites está limitada a somente sobreviver, aos trancos e barrancos, e ainda cai na mão de gestores que não levam em consideração a vontade da população e a vocação do município.

Vou pegar o DAE e seu presidente, o cunhado, como exemplos. Numa simples olhadela que dei em dois exemplares do "house-organ" da empresa, pude observar quanto é vaidoso e cara de pau o papagaio de pirata que nosso prefeito empurrou para administrar essa empresa que é de todos os bauruenses. Será que o prefeito não sabe que, se o dito cujo fosse bom mesmo, a família de sua esposa não deixaria de tê-lo na administração de suas empresas?

O "house-organ" chama Atitude, o jornal que falou bem do DAE chama Atalho, e por aí vai, nosso dinheiro pagando as campanhas do cunhado presunçoso. Seu nome é constantemente plantado como alternativa para o Palácio das Cerejeiras. E eu vou sustentar essa sem-vergonhice?

Não bastasse ser ilegal, é ainda imoral que alguém, sem passado político, motivado por ambições pessoais e para tentar provar para a família que é capaz, movimente fundos públicos em benefício de seus projetos políticos. Alguém sem tradição, que ninguém se lembra onde estava no período das lutas pela reconquista da democracia, se auto promove, seduz e engana nosso prefeito, é levado por este a administrar empresa importante e usa dela para se auto promover novamente. É demais!

Não vou pagar e pronto. Vou fazer isso sozinho, num ato de resistência civil ao descaso e ao desmando que imperam por culpa desses inoperantes. Só volto a pagar depois que ficar esclarecido como é que foi paga a reportagem do Atalho e que função tem esse jornaleco Atitude, o "house-organ" do DAE, e por que publica tantas fotos do cunhado, presidente da empresa, e do chefe de gabinete do prefeito. Tenho que fazer justiça: do prefeito mesmo, que foi em quem votamos, o tal Atitude nem fala tanto.

A campanha que poderia fazer, se fosse bom desse tal de marquetingui, seria a que diria ao prefeito: "Se o cunhado fosse bom estaria nas empresas da família!".

Agora, se vierem com atitudes covardes, assim como estão fazendo com o Nelson Fio, se quiserem mudar o foco do problema em que estão envolvidos até a cabeça e pensam que eu vou me calar, erram. Eu nunca tinha comentado essas questões até terem explodido na cabeça dos petulantes, de agora em diante me sinto obrigado a comentar o tempo todo, não só aqui no blog como de casa em casa e de bar em bar.

O chefe de gabinete, o plural (de que mesmo); o presidente do DAE, o cunhado (de quem mesmo); os bambis e o Bambão; e o prefeito, se não se curvar às evidências; todos eles serão alvos de comentários não só meus, mas de muitas pessoas que amam Bauru e que querem seu bem e que, principalmente, têm vergonha na cara.


10 de dez. de 2006

Boa nota

Um aluno da Unesp, verdadeiro gênio, especialista nessas coisas de informática, conseguiu recuperar parte do blog antigo. Lamentavelmente o primeiro blog foi perdido mesmo, até o espaço onde estava hospedado não existe mais, pois ficou muito tempo sem ser acessado. O que foi recuperado é um pequeno período, posterior à primeira invasão, quando passei a usar o Blogger, mas hospedei o blog em outro provedor, através de ftp, uma parte do que escrevi continuou no Blogspot e não foi destruída, essa está no ar novamente.

O endereço do que foi recuperado é o Bruno Bauru (http://brunodebauru.blogspot.com/) , vai ficar aberto, não sei se volto a postar nele, mas pode ser acessado e comentado. Continuarei a usar o nosso endereço Broo Broo (http://broonobroo.blogspot.com/).


Bambis desaparecidos


Grave acidente

O trenó do bom velhinho devia estar com o transponder desligado quando cruzava o espaço aéreo sem limites e acabou sendo atropelado por uma nave que fazia a linha Campinas - Bauru - Pelotas (RS). Papai Noel passa bem, mas está um pouco achatado, os bambis sumiram, não se sabe se aproveitaram o acidente e fugiram para Pelotas, ou aproveitaram o vôo e deram um jeitinho de passar uns dias em Campinas.