24 de fev. de 2007

Dessa eu desconfio!

Não quero correr o risco de achar que o Beiçola defendeu quem quer que seja sem ter sido de caso pensado. Isso é estratégia de defesa e, se ele pode até mentir em defesa própria, que dirá de defender alguém, que se tiver alguma culpa, terá sempre culpa bem menor que a dele mesmo?

Claro que, se assim não o fizesse, criaria mais uma aresta para si próprio. E com a palavra de quem já não teria mais o que perder, o depoimento deste que hoje isenta, seria quase uma bomba no colo de quem cometeu aquilo que está declarado, gravado e degravado.

O cunhado de confiança não faria aquilo que está declarado que fez? Essa é a questão!

Claro que faria, pois não é ele mesmo que, embora vereador, deixa o cargo para o qual foi eleito para usar outro cargo como vitrine de sua tresloucada vontade de ser prefeito? Isso já não é a mesma coisa?

Não é ele, pé frio, que volta à Câmara somente para alterar um voto e tentar atrelar o Legislativo ao Executivo, para tentar pavimentar sua campanha a prefeito? Isso não demonstra do que é capaz?

Não demorará muito para sabermos qual é sua estratégia, não demorará muito para assistirmos os próximos atos dessa opereta mal ensaiada. Ainda não sabemos quem será a vítima, mas o mordomo já temos. Quando ele der a beiçada final, não digam que eu não avisei!

Há muitas cascas de banana nos caminhos que o cunhado de confiança tem pela frente; na hora que escorregar e perder o equilíbrio, podem apostar: se for o caso, arrasta até o prefeito com ele.

Por enquanto ele ainda está se mantendo de pé, quero ver no momento em que o conteúdo da gravação se tornar público, que algum vereador exibir as matérias do Atalho, que houver acareações, aí sim a porca vai torcer o rabo! Nessa hora vamos entender por que ele aliviou o lado do Fio.

Faço coro!

É de minha obrigação concordar com o Chinelo no que diz respeito ao Professor Isaias, ele e a esposa, Professora Ana Maria, não poderão nunca ser confundidos com a escória que praticou as ações tão danosas ao município. Quem acompanha, mesmo que à distância, a vida política de Bauru sabe que os Daibem são pessoas do bem, sem trocadilhos nem exagero, são realmente aquilo que se pode dizer de ilibados.

O Chinelo tem razão, alguém terá que responder pelo desmando, e acho que isso vai, de alguma forma, respingar, administrativamente, na Professora Ana Maria, mas sempre restará a certeza de que ela não se deixou envolver em o que quer que tenha havido nesse episódio ou em qualquer outro.

A vida é assim mesmo, uns dão o sangue, como os Daibem, e outros chupam o sangue, como os sanguessugas canalhas (ôpa! escapou!) que vemos espalhados por todo o país e aqui em Bauru.

Nossa solidariedade ao casal Daibem, em nome da ética, da transparência e do compromisso político e social que sempre carregaram e cuidaram de defender. Não há de ser nada, com certeza tudo ficará esclarecido e o patrimônio moral dos Daibem sairá ileso!

Nossos vereadores têm em mãos um problema delicado, torço para que saibam agir com equilíbrio e determinação para que cheguemos logo ao esclarecimento dos problemas levantados sem arranhar os quase, ou mais de, 40 anos de história política desse casal que é exemplo de honradez e coragem.

Nosso prefeito tem em suas mãos uma responsabilidade ainda maior, a de esclarecer imediatamente tudo o que diga respeito ao problema em questão, pois sabe ele que poderá ter tido algumas pessoas tão sérias como a Professora Ana Maria em sua equipe, mais que ela não, nunca teve e nem terá, com certeza.

Nosso prefeito deve a ela a cortesia de não deixá-la cozinhando enquanto os verdadeiros (ir)responsáveis buscam uma saída para seus desacertos. É o mínimo que podemos esperar em termos de honestidade e honradez da parte dele.

A parte dela ela já fez, aliás ela e o marido já fizeram, como sempre fizeram, e com brilhantismo!

23 de fev. de 2007

Bom Dia Bauru

Deu na coluna Em Dia do Jornal Bom Dia Bauru:

Relógio
Se a moda pega... A Justiça do Egito condenou um blogueiro a quatro anos de prisão por ofensas ao presidente do país e ao islamismo. Enquanto isso, em Bauru um dos blogs de oposição a Tuga criou uma contagem regressiva, com direito a dias, horas e segundos, para “o prefeito poder dormir tranqüilo”. A contagem pode ser vista no broonobroo.blogspot.com.


Agradecemos a preferência, mas temos que comentar e esclarecer algumas coisas.

Primeiro esse blog não é de "oposição a Tuga" nenhum.

É sim um blog de comentários sobre política, que começou há muito tempo, falando principalmente de questões nacionais, era muito pouco lido, e atinge hoje um número maior de leitores talvez por ter passado a abordar assuntos locais. O fato de fazer humor com algumas atitudes da administração é por que o blog é a favor, de Bauru.

Em segundo lugar, nunca houve, nem haverá, qualquer ofensa pessoal, contra quem quer que seja, escritas pelo autor, ou nos comentários de leitores, principalmente contra autoridade constituída.

Embora recebamos centenas de emails e de comentários, em sua grande maioria querendo "botar lenha na fogueira" e trazendo acusações de toda ordem, geralmente contra pessoas que ocupam posições de governo, temos o cuidado de filtrar e peneirar muito bem. É normal que quem está em posição de visibilidade receba muitos ataques, mesmo assim, nosso blog não se prestará a esse serviço.

Também não fizemos ofensas ao islamismo nem a qualquer outra religião.

E em terceiro lugar, o relógio que colocamos, e que aponta para as nove horas da manhã do dia 1º. de janeiro de 2009, não tem nem despertador e é silencioso, exatamente para não atrapalhar o merecido descanso do prefeito.

Há cidades por aí onde, se o prefeito dormisse como o nosso, as coisas andariam bem melhor...

22 de fev. de 2007

Boas Chineladas

Após merecido descanso, retorno ao blog.

Pode até parecer que jogo de dupla com o Chinelo, mas não, é um mero acaso, garanto que nem nos conhecemos pessoalmente. O que ocorre, acho, é que ouvimos ambos "as roucas vozes das ruas" e aí, não mais por coincidência, acabamos por abordar temas semelhantes.

Digo isso pelo fato de já ter lido o Chinelo Neles hoje e ter visto que ele já abordou dois assuntos que eram também minha pauta: o primeiro foi o fato de o site da prefeitura ter ficado fora do ar por várias horas, até já voltou, mas não trouxe nenhuma justificativa para o período parado; sabem como é: cachorro picado de cobra... Foi meu filho que me alertou para isso, ele, por sua vez, foi alertado por um amigo de fora de Bauru.

Acho mesmo muito estranho o que ocorre também na Câmara e na Cohab, ambas tinham sites e agora têm uma nota avisando que estão em reforma; ora, não era o caso de deixar o antigo até termos um novo para substituí-lo?

O outro assunto que ia abordar era a "Lei da Carroça". Pode até virar chacota o fato de o prefeito, que não tem feito quase nada, pelo menos de visibilidade, surja agora com essa filigrana.

Não acho que devamos ter carroças por todos os locais, o tempo todo, mas em quantos acidentes os pobres carroceiros estão envolvidos? Bem menos que os dos mototaxistas, e alguém teve coragem de mexer com esses últimos?

Também acho que não se deve causar sofrimento aos animais (aos homens inclusive, viu prefeito?), mas essa história de jornada de trabalho está cheirando coisa de dorminhoco, coisa de quem não tem o que fazer.

Sobre essa questão das carroças ouvi mesmo foi no boteco, ontem à tarde. Se o prefeito queria barulho, conseguiu. Será que não vai atrapalhar seu sono, que dizem ser tão levinho.

Por falar em "levinho", vou lembrar uma história: quando eu cursava universidade, na cidade onde eu morava, um vereador disse que o prefeito não aguentaria um tapa dele, pois era "levianinho, levianinho".

O prefeito quis processá-lo e o vereador, que era muito forte, propôs então uma prova: daria um tapa, se o prefeito não voasse longe, renunciaria o mandato, mas se o prefeito voasse, ele completaria a prova dando-lhe algumas chineladas.

E o prefeito topou? Claro que não! Tinha emagrecido bastante mesmo, perdido mais de dez quilos; o vereador tinha razão: estava levianinho, levianinho... E não queria saber de chineladas...

21 de fev. de 2007

Nizan, Kassab, Bauru...

A pedido de Jorge Bornhausen, o publicitário Nizan Guanaes fez uma visita ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, que recentemente criou um fato político de repercussão nacional ao agredir um cidadão que reclamara de uma decisão da prefeitura.

A reclamação e a agressão, bem como o evento do qual Kassab participava, todos se deram dentro de um equipamento da Saúde, aquela que o prefeito "exigiu que fosse respeitada". Mas o assunto não é esse, é sim a visita de Nizan Guanaes ao prefeito.

Está sendo divulgado que após a visita e a conversa mantida com ele, o publicitário chegou à conclusão que o caso de Gilberto Kassab é de psiquiatra, conforme teria afirmado a amigos.

Se, por acaso, Nizan viesse fazer uma visita à prefeitura de Bauru, chegaria a conclusão que é caso de hospício?

20 de fev. de 2007

Feliz Ano Novo!

Dizem que no Brasil o ano só começa após o carnaval, no caso de Bauru, com esse governo que aí está, pode até atrasar um pouco mais.

Mas como o prefeito parece que resolveu despertar e atender os reclamos de todos, dos vereadores e dos partidos, passando pela imprensa e pelos blogs, incluindo aí as sapatadas do Chinelo, vamos acreditar que o ano vai começar na quarta de cinzas, ou na quinta, ou, no mais tardar, na segunda.

Teremos agora a quaresma, durante a qual vamos tentar refletir sobre todos os nossos pecados, que não são poucos, e sobre os pecados alheios também, pelo menos para diminuir a sensação de culpa.

A partir de agora não só o ano vai começar como também a corrida eleitoral. Ao prefeito, que diz que não é candidato à reeleição, cabe organizar uma equipe mais ágil, melhor preparada e disposta a fazer uma transição planejada; uma equipe que não se deixe contaminar muito pelo vírus da campanha.

Claro que o prefeito vai ter um candidato, até já sabemos quem é. Que saiba conduzir a administração sem permitir que se transforme num palanque eleitoral, até para não criar mais dificuldades ainda para seu time de colaboradores cujos apoios se dividirão entre diversos candidatos.

Vamos torcer para que, após ter defenestrado o Príncipe das Trevas, o prefeito encontre força e coragem para dar uma limpa total na área, a começar da cultura, que tem tido uma série de problemas graves no trato da coisa e dos recursos públicos.

E para que devolva o Reizinho Boca Mole para a Câmara, lá é o lugar dele, só a partir de lá poderá costurar ele mesmo uma aliança capaz de levá-lo a um segundo turno. Se tentar fazer isso encastelado no DAE e contando com o atrelamento da administração à sua candidatura, não passará de um marionete beiçudo, não terá nem chance de disputar e ninguém vai querer seu apoio.

Está tudo nas mãos do prefeito, vamos ver se ele dá conta do recado e vamos conhecer quais suas reais intenções e seu verdadeiro caráter a partir de agora.

Façam suas apostas!

Feliz Ano Novo!