8 de dez. de 2006

Molhar a mão

Engraxar, molhar a mão, subornar, são palavras que usualmente usamos para dizer que compramos uma dedicação especial de um funcionário público, sempre para auferir lucro ou vantagem.

Para relatar uma situação inversa, ou seja, um funcionário público que compra um servicinho extra de um jornal, por exemplo, que paga a um jornal para dar destaque a sua atuação, quais palavras usaríamos?

É também uma espécie de corrupção, não é? Talvez seja até tão comum quanto a outra. Não é a mesma coisa que está fazendo um político quando contrata algum parente de um adversário em troca do silêncio do último? Ou contrata a "consultoria" de um jornalista que continua na ativa em outro emprego num meio de comunicação?

Do ponto de vista moral é tudo a mesma coisa, do ponto de vista legal, para uma maior precisão, tais atitudes devem ter nomes diferentes, mas nunca soube de alguém que foi punido por tais atitudes, até por que nunca tinha sabido de algum jornalista que tenha dado com as línguas nos dentes e tenha sido gravado e filmado.

Só em Bauru mesmo!

Comissionamento


O prefeito não pode ser o último a saber, não é verdade? Nosso prefeito, coitado, está meio perdidão, quando fica sabendo das coisas já não há mais o que fazer. Estou pensando em comissionar o funcionário do Blog do Chinelo para levá-lo para dar uma ajudinha para o prefeito no Palácio das Cerejeiras. Não é justo que o Chinelo saiba de tudo o que se passa na prefeitura e o prefeito não saiba de nada.

Reedição (a pedido)

Enquanto isso...
2007 vem chegando!

Aviso à bambaiada: é melhor correrem logo, pois o clima vai esquentar!


Vai ter chinelada no bumbum do bambão!
(para o Carnaval 2007)

Comentando um comentário

Recebi um comentário (leia) sobre minhas considerações a respeito do presidente do DAE, o tal que está sob suspeita de dar "uma ajudinha" para respeitado órgão de imprensa sem limites. Foi um comentário educado, vou responder por respeitar o que pensa o autor.

Curto e grosso.

Ele pergunta se não acho que é cedo para concluir que o referido está envolvido. Respondo que não, eu já estou convencido que está.

Mas explico.

Ele, o presidente do DAE, tem o benefício da dúvida e, provavelmente, nada vão provar contra sobre sua pessoa. Mas, assim como estou convencido que os sanguessugas tiveram seu auge no governo FHC, estou convencido que há algo de muito podre nessa história da qual a fita é somente uma pequena mostra. Também estou convencido de que nada será comprovado dessas histórias escabrosas.

Não acredito, quem quiser que acredite, que pessoas como ele, tenham interesses nobres na atividade política. Outras pessoas, com outro perfil, sei que têm, até há bem pouco tempo incluia o prefeito Tuga entre estas. Gasparini era assim, seu filho Júnior também o é, só para citar alguns nomes.

Não tenho nada contra o tal, nem acho que o que fez seja muito diferente do que fizeram tantos outros, e aí é que está, ele não é diferente, sua única diferença é querer parecer diferente, e pagar para a imprensa divulgar sua alegada diferença, e pagar com dinheiro que não é seu.

Eu acredito naquilo que disse a jornalista Inês Ferreira, e não é por querer acreditar, sinto que o que ela afirma é verdadeiro. Será a palavra dela, gravada e filmada, contra a palavra de quem quiser negar o que ela disse. Só faltava aqueles que ela envolveu virem a público confirmar que o que ela diz é verdade. Alguém imagina que isso possa acontecer? E alguém imagina que a jornalista inventaria essa história? Com que intenção? Então por que não falou logo que foi o prefeito que arrumou quem pagasse pelo serviço prestado?

E o presidente do DAE, que eu acho que pagou mesmo o jornal, com dinheiro que não era seu, terá que usar os serviços de um advogado, mesmo que só para fazer parecer que não pagou, e, provavelmente, pagará novamente com dinheiro que não é seu, pois usará o departamento jurídico da empresa. Vou ficar atento e denunciar.

É assim que vejo. Não sei se soube me fazer entender.

E tem mais: de agora em diante, enquanto não for trocada a administração do DAE, não vou mais pagar as contas de água e esgoto, e nem recolher IPTU e IPVA. Posso até depositar em juízo, vou estudar como, mas não vou deixar que pessoas sob suspeita administrem o dinheiro que pago à municipalidade. Pago tudo depois que o prefeito mostrar que tem pulso e rigor ético e substituir os suspeitos, ou os suspeitos colocarem a jornalista na cadeia por falsa acusação, por calúnia, injúria ou difamação, sei lá qual.

Vamos fazer?



Será que inclui as empresas jornalísticas?

O crime da mala

Só para facilitar

Primeira lição

Festa na Nações

7 de dez. de 2006

Coluna 1



Atalho mais longo

Parecia ser mais curto o caminho para o presidente do DAE. No meio do atalho tinha uma pedra. Agora os outros vereadores pré-candidatos a prefeito vão tripudiar. A melhor coisa que o prefeito faria seria devolver o Clemente para a Câmara, ele que vá pedir clemência a seus pares. A fritura está apenas começando, se deixar o mesmo tempo que durou a do Purininho logo mais vamos ter mais um desaparecido.




Quem são os amigos?

Essa é a pergunta que não quer calar. Se são amigos do Clemente, fornecedores de seu cunhado, é uma coisa, mas já é feio. Se são amigos do presidente do DAE, fornecedores da empresa, aí é crime, é horroroso. Não há mais clima para manter o sujeito na presidência do DAE, a não ser que o prefeito tenha perdido totalmente o pudor e já nem se preocupe com a fama que vai ficar para a história.



Prática corrente

O que dá para perceber nesse episódio é que engraxar a imprensa para transformá-la em propagandistas das personalidades que ocupam o poder no município é coisa corriqueira, tratada por diversas pessoas do núcleo bem próximo do terceiro andar do Palácio das Cerejeiras. Vai ver que é isso que o secretário da cultura tem na manga e que faz com que seja mantido no cargo mesmo depois da farra das notas.



Menos um

Já tirei um da lista, para esse Clemente não voto jamais, ainda vou fazer campanha contra. Esse, para mim, está frito, torrado, sei lá, passou do ponto. Na verdade já não ia muito com a cara dele, não gosto de gente que é cunhado, e é isso que ele é, um preposto dos interesses do grupo da família da esposa. Acho isso demais, mas ele tinha uma cara de bom menino. Quem vê cara não vê coração mesmo!





Ligeiro

Com cara de quem não quer nada, o tal do Clemente mostrou a que veio. Se tem amigos que ajudam jornais, imagina o que não fazem por ele! Vai ver que é por isso que o Nilson Costa não dava a mínima para ele. Lembram de como corria atrás do ex prefeito? Acho que nessa o Nilson acertou, deixou a bomba para estourar na mão do Tuga.




De onde vem o dinheiro?

Agora virou moda, Bauru não podia ficar atrás, já temos nosso aloprado, o homem que arruma dinheiro para jornais fazerem dossiês a favor do governo. Podemos ter certeza que o dinheiro tem origem espúria, criminosa. Vem ou dos impostos que recolhemos ou da conta de água que pagamos. É isso que o cunhado foi fazer no DAE? Foi para isso que votamos no Tuga? Será que ninguém dessa turma tem nome para zelar? Depois disso é bem provável que elejamos o presidiário Izzo novamente.



Deixa o homem prevaricar!

Dizem por aí que o cunhado do presidente do DAE nem dorme direito pensando que se ele for incriminado e cassado, vai querer dar palpite nos negócios da família. Para ele, o empresário, acaba sendo mais barato bancar a campanha do cunhado que ter ele por perto rodeando as lojas. O empresário não é bobo e sabe que não há almoço de graça, os amigos do seu cunhado iam querer facilidades nos supermercados. Enquanto o cunhado fica no DAE os negócios vão de vento em popa.



Papagaio de pirata

Que coisa não? O homem usa da compra de espaços na imprensa para aparecer! O dinheiro não é dele mesmo. Se estivesse fazendo uma boa administração nem teria tempo para essas bobagens. Mas não, o buraco é mais em cima, o negócio do Clemente não é fazer uma boa administração, é usar o DAE para alavancar sua pretensão de ser prefeito. Nesse não dá para votar mesmo: agora é matéria nos jornais, será que quer ser prefeito para sair na Caras? Ainda é capaz de um sujeito desse ainda dizer que só quer fazer o bem para a cidade e o povo!





Enquanto isso...
Um a mais, um a menos


O número de corruptos nesse governos já nem importa mais. Não vou citar nomes para não correr o risco de me esquecer de algum e cometer uma injustiça.


Natal de Caras
É chique né?



4 de dez. de 2006

Coluna do meio

Em time que está ganhando...

Parece que o time do prefeito está correndo por fora e ganhando bem (ou vice-versa?). Só se sabe que há uma turma que não faz por merecer o salário que recebe, mas permanece cuidando de coisas miúdas, inclusive despesas, e contando tempo de serviço. Será que se aposentam junto com o prefeito ou depois? Não nos esqueçamos que sempre haverá outro prefeito...




Desmama geral

Parece que haverá uma desmama geral, prevista agora para o final de ano. Quer dizer que teremos, caso se confirmem as alterações, uma leitoada nova, nas velhas tetas da prefeitura. Pode ser até pior, pois os novos sempre vêm com mais sede e vão acabar por esgotar a ama de leite dessa cambada que só sabe viver para mamar e arrotar.


Ameaças

Alguns, que se consideram ainda credores do prefeito, têm a cara de pau de pedir para ficar mais um pouco na engorda. Ameaçam que, se saírem agora, vão tomar leite de camela logo no ano que vem. Se ficarem mais um tempo, só vão tomar leite de camela no final de 2008.




Intocável

Há ainda um que se diz intocável. Afirma que o prefeito não tem aquilo roxo para desmamá-lo. Não se sabe a que preço, mas parece que o danadinho tem razão, pois quanto mais fala, mais tempo fica grudado na teta que lhe cabe desse laticínio.

No bolso

Juro que nunca mais vou fazê-lo, mas eu já tive o prefeito no bolso. No bom sentido, como vocês poderão verificar pela foto. Hoje estou arrependido, tão arrependido que nem uso mais essa camisa, acho que dá azar. Já o prefeito parece que agora está em outros bolsos bem maiores que o meu.




Cachorrão

Enquanto os porcos mamam, tem um cachorrão obeso chupando manga. Não vou dar nomes, mas ele, o cachorrão sabe do que estou falando! A turma da Nações também, e como sabe!



Uma dica


Para os que ficaram curiosos vai uma dica: além de chupar manga e assobiar, o cachorrão ainda é chegado num palco, arranha o violão e os ouvidos dos que estão por perto. Não se assustem, ele sabe que estou falando dele e vai logo se manifestar, não demora muito.




Enquanto isso...
2007 vem chegando!

Aviso aos leitõezinhos: é melhor correrem logo, pois o clima vai esquentar!


Vai ter chinelada no bumbum do bambão!
(para o Carnaval 2007)

Só mais uma:

Depois, quando vem o Izzo e ganha a eleição, os políticos, os analistas e os jornalistas dizem que o povo não sabe votar! Não nos esqueçamos que ele já ganhou duas, uma delas com o apoio do prefeito de plantão. A outra logo depois do mandato daquele prefeito que todo mundo faz questão de esquecer. Qual é o nome dele mesmo? Me foge à memória.



Prometo que é a última

Quem diz que Bauru tem dois aeroportos só sabe dois terços da missa: tem três, o da cidade, o da outra cidade e o da Nações, neste último o movimento de aviões de carreira é assustador.

3 de dez. de 2006

Final de final de semana

Sem terra


Aviso para quando eu morrer:
quero ser enterrado aí!

Vem prá caixa você também!