30 de dez. de 2006

Inversão de valores

Há uma nota na coluna Em Dia, do jornal Bom Dia Bauru de hoje que, embora seja de um tipo até comum, precisa ser comentada: é a que se refere ao cunhado boca mole e à atenção que este estaria prestando nas declarações do vereador Marcelo Borges, seu eventual adversário na próxima eleição para prefeito.

A notinha é capciosa, tem cara de coisa mandada. Como já sabemos que amigos do cunhado boca mole são pródigos em engraxar a imprensa, temos que ficar mais atentos ainda que o perna bamba, pois sabemos que desse mato sai muitos coelhos.

Ora, o jornal que me perdoe, quem tem que fiscalizar é exatamente o vereador; o boca mole tem é que ser vigiado mesmo e qualquer dúvida contra seus procedimentos tem que ser denunciada e averiguada.

O boca mole que trate de trabalhar direitinho, afinal ele que também é vereador, só mudou de lado, passou para o executivo, para fazer bonito e para tentar viabilizar sua candidatura a suceder o prefeito abúlico.

Como é um político sem história, temos mesmo que ver suas ambições e aspirações com cuidado, pois a única coisa que sabemos de seu currículo é que é cunhado de gente importante e que tem interesses econômicos incompatíveis com a gestão dos interesses públicos.

Nós que temos observado que nesse final de ano as empresas do cunhado importante do boca mole do DAE, gastou importância considerável em propaganda nos jornais locais, precisamos ficar atentos para que os jornais não se deixem escorregar para o elogio despropositado, pois parecerá troca de favores.

Mesmo a repetida insinuação de que o vereador Marcelo Borges teria intervido contra o recolhimento das mesas e cadeiras do Bar do Português, é muito extemporânea, intempestiva, demonstrando que há "mão de gato" por trás dela.

Em resumo: tá cheirando a peixe. O cunhado boca mole é candidato a candidato e a coluna, no mesmo dia, aliás em vários dias seguidos, vem trazendo notinhas com endereço evidente demais: promover o dito cujo e desancar o vereador Marcelo Borges, seu principal opositor e fiscalizador de seus atos administrativos.

Nessa terra está tudo errado: a prefeitura não asfalta nada, e a imprensa (parte dela) se presta a asfaltar o caminho de certos candidatos a prefeito, que novamente não asfaltarão nada, só as rotatórias dos supermercados.

ps. A imprensa tem que tomar certos cuidados, pelo bem da notícia: não há cunhado do boca mole, é ele é que é cunhado! Há uma baita diferença! É só perceber nas outras vezes em que o empresário é citado, alguém se refere a ele como "cunhado do presidente do DAE"? O boca mole tem que comer muito feijão ainda para um dia pensar em deixar de ser somente o "cunhado do poderoso".

Museu Ferroviário 1

Programa Nota 10

Matéria gravada no Museu Ferroviário de Bauru pelo Programa Nota 10.






29 de dez. de 2006

Aquelas coisa

Programa Nota 10

TÍTULO:

Clip do Bitenka - Aquelas coisa - (Tuba)








Dedicada ao nosso querido secretário esquisito, o homem(?) da Nações.(Bruno)

28 de dez. de 2006

Rafa - Paródia sobre Bauru

Programa Nota 10

TÍTULO:
Rafa faz sucesso com suas paródias sobre o Brasil e Bauru. Gravação para o programa Nota 10 na praça Rui Barbosa em Bauru. (Tuba)









Dedicada ao nosso querido prefeito abúlico. (Bruno)

Dia sim, dia não

Ultragaz no portão.

E alguém acha que o cunhado está na política de graça? Na verdade mesmo, ninguém está. Alguns estão por ideologia, o preço destes é a mudança. O boca mole não, com ele o buraco é mais em cima, é visível a olho nu.

Não que o irmão da esposa tenha pedido, talvez nem tenha, mas o cunhado é serviçal dos poderosos, dos ricos e dos bem sucedidos. Talvez tenha sido ele mesmo que inventou esse presentinho de natal para o poderoso da família de sua esposa. Talvez não.

O fato é que, depois da retumbante derrota na câmara, o cunhado boca mole vem agora com essa, arrumou mais um problema para o prefeito abúlico, vai acabar enterrando o nome deste, que prometia ter sido uma referência política em Bauru, na vala comum dos Izzos e Titomeis da vida.

Eles se merecem, o abúlico e o boca mole, e ficarão na história, na banda podre da história, ou na história da banda podre, daqueles que usam os suados caraminguás que cada cidadão recolhe aos cofres municipais, para pagar reportagens e para promover o crescimento dos poderosos do mercado varejista.

Assim é a vida, vivendo e aprendendo. Quando, há tempos, alguns chegaram a insinuar que o abúlico tinha parte com o Demo do norte, ninguém acreditava. Daqui a alguns anos vamos concluir que ele é o próprio, em versão piorada.

Um homem se servir de sua biografia, em parte construída sobre a memória do velho e saudoso Gasparini, para privilegiar o grupo econômico que paga seus churrascos e as matérias do Atalho, é de uma vilania tamanha que nem merece mais comentários. Todos sabemos que não há churrascos de graça.

O abúlico, o boca mole, o plural (de que mesmo?), o secretário esquisito, todos eles se merecem; nós é que não merecemos a existência deles, por mais pecados que tenhamos cometido.

Todos eles confundem o público e o privado, quando não pagam com dinheiro do erário, permitem que fornecedores paguem ou, acreditem, pagam do próprio bolso. São capazes de usar a política do coturno contra um bar, freqüentado por gente alegre e decente, mas não têm a decência de fiscalizar os bares que eles mesmos freqüentam.


Que 2008 venha logo! Contra essa cambada, faço campanha até para o Izzo; ele, pelo menos, não é movido a churrascos; seu buraco é mais embaixo, tão visível quanto os dos atuais plantonistas do abuso e da cara de pau, mas ele é do povo.

Agora é flex, ultra, max; com o Izzo é Panelão.


ps. Quando o prefeito abúlico patrocinou a eleição do presidiário Izzo, juro que pensei que tinha sido um acaso, um azar; hoje estou convencido que nesse mato há vários coelhos e sinto que ele, o abúlico, está pavimentando (nossa!) o caminho de retorno do outro, o presidiário.

27 de dez. de 2006

Estimo a melhora!


Desejamos rápido e pleno restabelecimento à senhora Dona Sandália, esposa do Antonio Chinelo, redator do blog Chinelo Neles, que tanto nos inspira e que se encontra paralizado após a operação a que sua esposa foi submetida.

Não sabemos ainda a que tipo de intervenção cirúrgica Dona Sandália foi submetida, mas esperamos que tenha sido coisa pouca, uma troca de tiras, uma meia sola, arrumar o saltinho, no máximo.

Queremos que ela esteja logo nos trinques para ajudar seu marido Chinelo a esquentar as bundinhas fofas e macias de certas figuras aqui do reino da fantasia da cidade sem limites.

Se a moda pega!

Deu no Terra Notícias

Polícia
Quarta, 27 de dezembro de 2006, 09h00

Padre é preso por dirigir bêbado no interior de SP

O padre Aparecido Donizete Bianchi, de São José do Rio Preto, interior de São Paulo, foi detido na madrugada de terça-feira e levado algemado à delegacia depois de desacatar três policiais militares e dirigir embriagado. Bianchi foi parado em uma blitz por volta das 1h30, quando dirigia seu carro por uma rua no calçadão do centro da cidade.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, ao ser parado para a revista, o padre aproveitou o som alto para rebolar e fazer gestos obscenos ao som do grupo É o Tchan.

http://noticias.terra.com.br/brasil/interna/0,,OI1319397-EI5030,00.html

26 de dez. de 2006

Aqui também tem prêmios!


Acompanhando o Chinelo, que lançou a moda de distribuir prêmios depois das chineladas que dá nas fofas e macias bundinhas desse pessoal que faz hoje talvez o pior governo de Bauru, vou premiar também alguns aqui em meu blog.

Quero ver se fazemos a entrega dos prêmios numa única cerimônia, talvez no "Los Compadres".

São os seguintes, os prêmios e os premiados:

Categoria "Fracasso Total" - para o "Cunhado Boca Mole", por sua incursão na eleição da mesa diretora da Câmara dos Vereadores.

Categoria "Dupla Personalidade" (ou Tripla, ou Múltipla) - para o "Homem de Nome Plural (de que mesmo?)", por ter sabido honrar o nome da família e da equipe toda.

Categoria "Descanso Merecido" - para o "Prefeito Abúlico", por suas inúmeras viagens, enquanto a coisa fervia por aqui.

Categoria "Bambolê" - para o (ex?) "Secretário Esquisito" da Cultura, por ter rebolado mais que seu deputado Hernandes para manter-se no cargo e cuidar das despesas miúdas.

Categoria "Dinheiro não, a Carne Dura" - para o mesmo (ex?) "Secretário Esquisito" da Cultura, pelos pagamentos que andou fazendo "do próprio bolso" para promover a cultura do pique esconde-esconde e da mentirinha na cidade sem limites.

Prêmio "A Dança das Cadeiras" - para o "Político de Coturno", pelo passeio que proporcionou às cadeiras do Bar do Português, quando as levou até o "Los Compadres" para festa da Primeira Dama da Cultura.

Prêmio "Língua Presa" - para o mesmo "Político de Coturno", pelas poucas, breves e sensatas declarações que deu na comissão da SEAR.

Categoria "O Rato que Rói" - para o "Purinho", cineasta amador que filmou os amigos enquanto conversavam sobre o Atalho do cunhado boca mole.

Categoria "Documentário A Verdade que Dói" - para o mesmo "Purinho", cineasta amador que trouxe à tona a verdadeira vocação do "Cunhado Boca Mole": vendedor de propaganda do jornal Atalho.

Categoria "Mamãe, Eu Quero!" - para o "Filhinho de Mamãe" que quer, por toda lei, ser candidato a candidato a prefeito da cidade sem limites.

Categoria "Sai da Frente Senão te Chuto" - para o "Vereador Come Quieto" que ameaça a vontade do "Filhinho de Mamãe".

Categoria "Coitado de Prefeito" - para o mesmo "Vereador Come Quieto" pela derrota vexaminosa a que submeteu o "Prefeito Abúlico" e o "Cunhado Boca Mole", de uma só paulada, sem cargos e sem dinheiro para lubrificar consciências.

Categoria "Fora do Pinico" - para o "Cunhado Boca Mole" por suas manobras que garantiram a derrota da base governista na Câmara dos Vereadores.

Categoria "Bunda Ardendo" - para o (ex?) "Secretário Esquisito" da Cultura e sua equipe pelo recorde mundial de chineladas tomadas durante 2006.

Categoria "Lente da Verdade" - para os alegres meninos e meninas da equipe da Cultura, pela expressiva votação que conseguiram para seu deputado Clô.


Vou aguardar mais alguns dias para divulgar outros resultados, a data e o local da cerimônia de entrega dos prêmios.



Cidadania 2006

Não posso deixar de cumprimentar o Antonio Chinelo pelo blog, principalmente por esses últimos dias, quando tem sido absolutamente genial. Com o prêmio "Coruja de Lata - 2007" atingiu o refinamento de premiar os que lhe deram munição para o exercício do jornalismo (sim, bloguismo é jornalismo!) do mais alto gabarito, crítico, bem humorado, positivo e propositivo.

Vou arrumar um prêmio para o
blog Chinelo Neles, pois não podemos deixar de comemorar essa nova forma de participar da vida pública, sempre presente, relatando, comentando, criticando e denunciando, que o Chinelo inovou com garra e determinação. O prêmio deveria ser "Cidadania 2006", e quem deveria atribuir seria a Câmara dos Vereadores; fica aqui a sugestão.

25 de dez. de 2006

Novidade no blog

Depois de ter colocado um texto muito longo no blog, aquele email do jornalista demitido pela Globo, descobri uma forma de publicar artigos e deixar links para eles para que as pessoas acessem quando quiserem. Artigos mais longos, históricos, arquivos de imagens maiores, serão colocados, a partir de agora no Google Page Creator, mais um serviço do Google, que eu não conhecia até hoje e que vou passar a usar de agora em diante.

Meu blog vai mudar também em freqüência de postagens, como vou viver mais em Arealva que aqui em Bauru, passarei a escrever menos vezes e a tratar mais de assuntos diversos do que propriamente da política bauruense, da qual, inclusive, estou pegando um certo nojo. Não era para menos, com essa turma emporcalhando a política, qualquer cidadão que se preze tem que estar enojado e envergonhado do que vem ocorrendo nessa ex "Cidade sem Limites".

A fuga

Durante a semana passada, quando eu matava leitões para entregar para meus fregueses , um dos que iriam morrer conseguiu escapar e empreendeu fuga espetacular, indescritível, que não posso sequer fazer com que imaginem, sorte que consegui fotografar.

Papai Noel é do bem!

Dessa vez o bom velhinho me atendeu e trouxe exatamente o que eu havia pedido, não sei nem como agradecer!


ps. O bom velhinho é do bem mesmo, não como esse outro aqui de Bauru, esse tal de Nilson, que do bem só tinha o apelido.

Globo, mostra sua cara!



Depois de 12 anos de trabalho na Globo, o jornalista Rodrigo Viana foi demitido por ter manifestado, internamente, objeções quanto à conduta da emissora nas eleições de 2006. Rodrigo fez circular entre os colegas um email que acabou por vazar para a imprensa e já foi publicado em vários blogs. Resolvi divulgar também. Leia aqui. Ou copie e cole: http://imprensaisenta.googlepages.com

24 de dez. de 2006

Voltando à carga

Fiquei fora estes dias, só pude atualizar o blog hoje. Estava em Arealva, no sítio onde vou morar a partir de janeiro. Matei uns leitões e trouxe para Bauru, nessas oportunidades pude postar alguma coisa, mas estava meio alienado, não tinha lido os jornais que se acumularam na garagem. Aproveito o Natal para por tudo em dia.

Vou dar uma nova orientação para meu blog, vou voltar a comentar política nacional e dar um tempo para o prefeito deixar a abulia, aproveitar o espírito reinante entre todos os políticos e realizar as alterações necessárias em sua equipe. Não tenho nenhuma grande expectativa nem muita esperança, mas acho que esse movimento talvez seja o único que pode vir a dar ao prefeito a chance de retomar a condução de seu governo, ou faz isso, ou é melhor pedir o boné.

É claro que sei que esse movimento coletivo de entrega de cargos foi orquestrado pelos mais próximos e de mais confiança do prefeito, foi mesmo pensado e determinado por ele, é quase que só um jogo de cena, mas já mostra preocupação com os rumos que as coisas vinham tomando.

Não tenho esperança que o prefeito diminua a influência que têm em seu governo o cunhado boca mole e o homem de nome plural, seria bobagem esperar isso, mas que faça então uma limpa nas áreas onde se percebem vazamentos e desvios da normalidade e da moralidade, já será um passo.

Que não demita essa dupla maligna tudo bem, não se pode pedir muito de alguém que parece padecer da doença do sono, que então promova uma participação maior de outros setores, que busque relacionamento com a câmara, com os partidos, que escolha logo um partido pois é muito feio um político redondo, sem lado.

Que monte um conselho político, onde as vozes de seus áulicos sejam diluídas pela presença de outras mais fortes e mais avalizadas, há pessoas de bem que podem contribuir sem cobrar as costumeiras altas faturas políticas, das quais parece que o prefeito ainda não conseguiu se livrar.

Que o prefeito, quando estiver na dúvida, fique com o povo, e deixe de seguir a trilha previsível que traçam essa duplinha fraca e suspeita que são o cunhado boca mole e o homem do nome plural; esses dois podem até ser da confiança do prefeito, mas não têm a confiança de ninguém mais, não têm compromisso com as causas e a ideologia que o prefeito defendia antes, não têm memória. Espero que o prefeito abúlico não tenha perdido a memória também.